Publicado o Projeto Educativo Local da Póvoa de Lanhoso, um trabalho estratégico da responsabilidade da Rittma e da Divisão de Educação e Serviços Sociais do Município, envolvendo os atores locais.
Encontra-se concluído e publicado o Projeto Educativo Local da Póvoa de Lanhoso, um trabalho estratégico da responsabilidade da Rittma e da Divisão de Educação e Serviços Sociais do Município, envolvendo os atores locais.
No quadro das suas competências legais e do compromisso assumido enquanto Cidade Educadora e Cidade Amiga das Crianças, o Município da Póvoa de Lanhoso assumiu a responsabilidade de promover uma verdadeira Comunidade Educativa Local, uma comunidade na qual todos os agentes colaboram entre si rumo a uma sociedade mais desenvolvida, mais livre, mais feliz.
Não possuindo competências do foro pedagógico no âmbito do sistema educativo nacional, não pretende o Município ingerir-se no que não lhe compete, mas sim promover o ambiente e as condições adequadas para que quem tem tais competências possa desempenhar o seu papel com sucesso e encontre no Município o parceiro-chave facilitador.
Obviamente, enquanto autarquia local, o Município tem responsabilidades na promoção do desenvolvimento harmonioso e inclusivo do seu território, da sua comunidade, um desenvolvimento que não anule a sua identidade histórico-cultural, antes a valorize. A promoção do desenvolvimento assente na Educação de qualidade constitui, por isso, uma das pedras basilares da sua ação. Cada vez mais temos Educação ao longo da vida, cada vez mais devemos ser Comunidade Educativa em todas as vertentes da vida em sociedade.
O Projeto Educativo Local (PEL) apresenta-se assim como a estratégia local promotora de uma comunidade educativa forte e coesa, uma comunidade que valorize as pessoas e o território.
Uma estratégia a rever a cada 3 a 5 anos, ancorada numa visão a 10 anos, capaz de guiar a ação da Cidade Educadora, envolvendo e inspirando os diversos agentes educativos, incluindo a sociedade civil e empresarial.